O Dia do Ministro

« Voltar

Rouanet, São João de Mossoró e Festa Literária dos Povos da Amazônia em pauta no MinC

 
 
19.4.2017 - 13:53
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, recebeu nesta quarta-feira (19) a prefeita de Mossoró (RN), Rosalba Ciarlini. Acompanhada do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, do deputado federal Beto Rosado (PP/RN) e dos secretários municipais de Cultura, Eduardo Falcão, Planejamento, Aldo Fernandes, e Agricultura e Recursos Hídricos, Katherine Bezerra, a prefeita apresentou a Freire o projeto da Arena Cultural de Mossoró, espaço que sediará a tradicional festa Mossoró Cidade Junina, que neste ano ocorre de 10 de junho a 1º de julho, e outros eventos da cidade potiguar.
 
"O Mossoró Cidade Junina é a terceira maior festa de São João do Brasil, atrás apenas de Caruaru e Campina Grande. E certamente é a mais cultural", afirmou Rosalba. "Uma das principais atrações é o espetáculo Chuva de Bala, realizado a céu aberto em um dos palcos da resistência contra Lampião, a Igreja de São Vicente, que até hoje traz as marcas de balas", acrescentou a prefeita.
 
Segundo a prefeita, o investimento para a construção da Arena Cultural será de R$ 6 milhões. O ministro Roberto Freire sugeriu que o município apresente projeto de captação de recursos via Lei Rouanet para levantar recursos para as obras.
 
Roberto Freire recebeu ainda o deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ) para tratar da CPI da Lei Rouanet, que está sendo realizada pela Câmara dos Deputados. Também participaram do encontro o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, José Paulo Soares Martins, e a chefe da Assessoria Parlamentar, Priscilla Corrêa.
 
Festa Literária dos Povos da Amazônia 
 
Na terça-feira (18), Freire se reuniu com o governador do Acre, Tião Viana. Em pauta, a Festa Literária dos Povos da Amazônia. O evento, programado para ser realizado durante dez dias nos meses de agosto e setembro, consiste em uma festa semelhante à que ocorre anualmente em Paraty-RJ, mas com abrangência de uma bienal e a participação de povos localizados na Bolívia e no Peru. O governador convidou o ministro a participar do evento. "Será uma honra recebê-lo no Acre para fazer a abertura", disse Tião Viana. Também participaram da reunião a assessora do governador Thamara Amorelli e a chefe da Assessoria Parlamentar do ministério, Priscilla Correa.
 
Ministro Roberto Freire e governador Tião Viana conversaram sobre a Festa Literária dos Povos da Amazônia (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Da esquerda para a direita, secretário Eduardo Falcão, secretário Aldo Fernandes, prefeita Rosalba Ciarlini, ministro Roberto Freire, ex-ministro Henrique Eduardo Alves, deputado Beto Rosado e secretária Katherine Bezerra (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
 
A CPI da Lei Rouanet foi tema de reunião entre o ministro Roberto Freire e o deputado Sóstenes Cavalcante (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)  
   
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura