O Dia do Ministro

« Voltar

MinC reitera apoio a eventos que dão visibilidade à comunidade negra

 
 
14.6.2017 - 17:20  
Ministro João Batista de Andrade e professor José Vicente discutiram o apoio do MinC a eventos da Faculdade Zumbi dos Palmares (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, salientou a disposição da pasta em manter o apoio os dois principais eventos culturais promovidos pela Faculdade Zumbi dos Palmares – a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (Flink Sampa) e o Troféu Raça Negra. Na manhã desta quarta-feira (14), Andrade recebeu o reitor da faculdade, professor José Vicente. 
 
De acordo com ministro, o MinC deverá estudar novas formas de apoiar a Faculdade Zumbi dos Palmares, como vem fazendo nos últimos anos. "Certamente vamos ajudar na divulgação e dar todo suporte institucional necessário para a concretização dos dois eventos", afirmou. 
 
Para José Vicente, a reunião foi muito produtiva, já que o ministro se mostrou, mais uma vez, sensível às causas do movimento negro. "Desde quando estava à frente do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade sempre foi um grande apoiador dos eventos que ressaltam a importância da cultura afro-brasileira. Tanto a Festa Literária quanto o Prêmio são ações que estão em linha com os objetivos do próprio Ministério", destacou.  
 
Na avaliação do reitor, a Flink Sampa e o Troféu Raça Negra atenderão aos anseios de uma comunidade que há tempos necessita de visibilidade e de voz para cumprir seus objetivos. "Queremos trazer nossa cultura, nossos intelectuais e permitir que haja um debate qualificado. A expectativa é que nosso trabalho possa ser assimilado por todos", disse. 
 
Eventos
 
A 6ª edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, a Flink Sampa, que neste ano homenageia o escritor Paulo Lins, será realizada entre de 19 a 21 de novembro, no Memorial da América Latina. Idealizada e organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, a feira é realizada sempre na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra. 
 
Outro evento promovido em parceria entre a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Afobras é o Troféu Raça Negra, criado em 2000, durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. O troféu, que está na 16ª edição, vai homenagear neste ano a atriz e cantora Zezé Motta. Todos os anos o prêmio reúne personalidades e dá destaque a uma pessoa da comunidade negra nacional ou internacional que contribuiu para a construção de uma sociedade plural, por meio do combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação. "O troféu Raça Negra busca criar heróis e espelhos e, para isso, o apoio do Ministério da Cultura é essencial", enfatizou José Vicente. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura