« Voltar

MinC negocia cessão de prédio dos Correios para a Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro

 
 
13.6.2017 - 9:55  
Em reunião nesta terça-feira, o ministro interino João Batista de Andrade negociou acordo para cessão de prédio dos Correios para a Escola de Cinema Darcy Ribeiro (Fotos: Acácio Pinheiro/Ascom MinC e ECDR)
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) está articulando com os Correios um acordo para que a empresa pública ceda ao MinC, por pelo menos 20 anos, o prédio onde funciona a Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (13), o ministro interino da Pasta, João Batista de Andrade, o vice-presidente de Serviços dos Correios, Ronaldo Lima Monteiro, e a diretora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Irene Ferraz, se reuniram para acertar o acordo. Este é um passo importante na resolução de um imbróglio que já se arrastava há seis anos. 
 
Localizada em imóvel cujo patrimônio pertence aos Correios, a escola encontra-se em situação irregular e, por conta disso, a empresa chegou a iniciar processo administrativo há 30 dias para despejar a escola do imóvel. 
 
Durante a reunião, João Batista ressaltou o relevante papel cultural e social exercido pela ECDR. "É uma Escola de Cinema que nasceu com esforço ferrenho, com apoio das pessoas do cinema. Tem uma grande importância na formação audiovisual hoje", afirmou. "Estamos aqui por uma causa nobre, pela permanência da Escola", completou. 
 
A diretora Irene Ferraz comemorou o encaminhamento dado para resolver a situação da escola. "É fundamental essa parceria com o MinC e o fato de o Ministério ter o entendimento da importância da Escola, que já formou mais de 15 mil jovens", avaliou Irene. "Neste momento de crise, o audiovisual é um setor em expansão", destacou. 
 
Segundo Irene, a resolução da questão da sede é fundamental para a continuidade e expansão das atividades da ECDR. "A cessão do prédio para a Escola permitirá continuarmos a desenvolver nossas atividades. Estamos muito gratos e felizes com esse apoio inestimável, já que estávamos sem garantias de continuidade para a Escola", afirmou. 
 
Centro de formação 
 
A Escola Darcy Ribeiro oferece diversos tipos de formação e conta com um sistema de bolsas de estudo que beneficiam cerca de 500 alunos por ano. É notória a contribuição da escola na formação de quadros para atuar no segmento audiovisual: em 17 anos de atividades, a escola já recebeu e capacitou alunos de todas as regiões do Brasil. É considerada um centro permanente de formação profissional continuada, dinâmica e interativa, voltada a pesquisa, experimentação e produção audiovisual brasileira.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura